fbpx

Hoje, dia 19 de novembro, é o dia mundial do empreendedorismo feminino. Você sabe por que esse dia é tão importante, e por que precisamos falar sobre esse assunto?

Lutamos pela igualdade de gênero no Brasil desde quando ainda éramos uma Colônia. Vivia-se uma cultura enraizada de repressão às minorias, pautada pela desigualdade social e por uma organização patriarcal da sociedade, sendo as mulheres propriedade de seus pais, maridos e irmãos, os chefes de família. Nesse período, a luta das mulheres era focada em algumas carências extremamente significativas: direito à vida política, educação, direito ao divórcio e livre acesso ao mercado de trabalho. Só em 1889 nos foi concedido o direito à educação, e apenas em 1962 as mulheres casadas passaram a poder trabalhar sem a autorização de seus maridos.
Ainda hoje, com mais da metade da população brasileira sendo do gênero femino, e ocupando o mercado de trabalho, a remuneração pelo mesmo serviço, com a mesma qualificação e idade de um homem, ainda é 20% mais baixa (IBGE). No país, as mulheres lideram somente 20% dos negócios, ocupam apenas 1 em cada 7 cadeiras de vereadores e são só 10% da Câmara dos Deputados (ESTADÃO).

O Agente Desapega tem orgulho de ser idealizado por uma mulher – Juliana Proença- formada em direito pela FMU, que reuniu uma equipe composta por mulheres, gerando impacto social exercendo seu propósito diariamente. A luta pela igualdade de gênero é uma luta nossa, e por isso, nós, no dia de hoje, reforçamos a necessidade de sermos convictas de nossas aptidões profissionais, de ocuparmos os espaços que foram negados às nossas ancestrais, e de dar o exemplo para nossas meninas, que ditarão, assim como nós, o futuro da próxima geração de mulheres. Estamos juntas nessa jornada!

Write A Comment